Como comprar títulos do Tesouro?


Por: Stélio Feijó | Luanda

Uma vez que foi disponibilizado um portal na internet onde os interessados, cidadãos comuns podem adquirir títulos do tesouro sem burocracias, e num processo rápido e fácil, apresentaremos à seguir como usar o referido portal para adesão aos títulos, num guia passo-à-passo com apenas 5 fases.

Antes de saber como comprar é importante saber de facto…

O que são Títulos do Tesouro?

Títulos do Tesouro são instrumentos financeiros emitidos pelo ministério das Finanças, que se comprados como investimento, oferecem a garantia de rentabilidade e segurança num determinado prazo. O seu principal objectivo é pagar os gastos públicos, em especial a ajudar a financiar a implementação de projectos do governo ligados ao Plano Nacional de Desenvolvimento.

Os títulos do Tesouro dividem-se em dois tipos, diferentes entre si em função do prazo e preço.

Os Bilhetes do Tesouro (BT’s), são títulos de curto prazo, e com valor de AKZ 1.000,00 sujeitos a descontos ao preço da venda e são pagos de acordo com as suas taxas no final do prazo que vai até 364 dias, mais ou menos 1 ano, normalmente tem o seu preço dividido entre os prazos de 91, 182 e 364 dias.

Quanto às Obrigações do Tesouro(OT’s), são activos de dívidas pública de médio e longo prazo com um valor por título de AKZ 100.000,00 que são emitidos num leilão de preço ou quantidade, as OT’s variam entre 2 à 5 anos e são indexadas ao dólar.

Caso não esteja satisfeito com os conceitos apresentados acima, leia o nosso artigo completo sobre o assunto clicando aqui: O que são Títulos do Tesouro Nacional?

Como adquirir Títulos do Tesouro pelo Portal do Investidor (PINV)?

Acesse ao site: http://portaldoinvestidor.minfin.gov.ao e leia as informações relevantes e esclareça suas dúvidas.

2º Clique no botão: “Simulador de Investimentos” e faça a simulação.

  • Neste ítem irá simular uma compra, onde irá inserir dados ajustados ao seu interesse.
  • No primeiro ítem do simulador seleccione se pretende adquirir Bilhetes ou Obrigações do Tesouro.
  • No íten seguinte do simulador, insira o valor que pretende investir e lembre-se que este valor mais tarde será ajustado por defeito em função do preço real de cada título.
  • No ítem seguinte seleccione o prazo, uma vez seleccionado ser-lhe-a apresentada a disponibilidade naquele momento.
  • Por último, clique no botão simular, será exibida uma tabela com os dados da simulação, se preferir pode apagar e fazer uma nova.
  • Poderá ainda ver mais detalhes clicando no botão de pesquisa (lupa) onde será apresentados outros dados como Preço do título na data da Simulação, O Ajuste Tributário (desconto de carácter tributário efectuado no preço de subscrição BT’s, para garantir a devolução do valor nominal na maturidade), a Taxa do Rendimento Bruto e o percentual do IAC (Imposto sobre a Aplicação de Capitais).
  • Se concordar clique em Prosseguir com a compra.

3º À seguir será apresentada uma lista de bancos membros da BODIVA (Bolsa de Dívida e Valores de Angola, SGMR, SA), verifique se seu banco aparece pois, se não estiver na lista não poderá aderir até que abra uma conta num dos bancos listados, caso o seu banco apareça, clique o logotipo e de seguida clique em criar conta.

Para criar uma conta deverá indicar o seu NIF (Número de Identificação Fiscal / Número de contribuinte), e este deverá estar activo. Entre os dados também solicita-se um endereço de email, deverá inserir o seu email válido e ao qual tem acesso, pois deverá receber de seguida à conclusão e confirmação do preenchimento do formulário, um email para a confirmação, deverá abrir a sua caixa de correio, e siga as instruções para activar a sua conta.

Dirija-se ao multicaixa, e efectue o pagamento, o débito deverá ser feito com o cartão Multicaixa associado a conta do Banco que indicou previamente, deverá liquidar o pagamento num prazo máximo de 4 horas após a reserva.

Nota: O Rendimento Líquido a receber está condicionado ao valor das taxas de comissão do Banco Comercial.

Para mais informações e outras questões, use os contactos abaixo ligados ao MINFIN:

Email: ugdinformacoes@minfin.gov.ao
Tel.: (+244) 923 345 316 / 947 019 836
Atendimento: das 8:30 as 15:30

Fontes:
www.portaldoinvestidor.minfin.gov.ao
www.minfin.gov.ao
www.ugd.minfin.gov.ao
www.bodiva.ao

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *