A bolsa de Valores e a BODIVA (Angola)

Conceito de Bolsa de Valores

A bolsa de valores é o mercado ordenado em que são negociadas acções de capital aberto (acções públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros.

Para esta negociação normalmente é reservado um local, seja um espaço físico ou um sistema electrónico de interacção, estes locais são geridos e/ou mantidos por uma organização sem fins lucrativos, e em outros casos sociedades anónimas organizadas.

Qualquer que seja o espaço de negociação, terá de ser apropriado para serem feitas transacções como compra e venda de títulos e valores mobiliários. Embora existam as referidas organizações sem fins lucrativos, actualmente é comum ver-se mais sociedades anónimas gerindo estes locais de negócio, com interesses lucrativos, e realmente lucram por meio dos serviços oferecidos que cada vez mais têm estado mais competitivos.

Lucros e Operacionalidade

Para as organizações sem fins lucrativos, o património é representado por títulos pertencentes às sociedades correctoras, ou intermediárias que comportam a organização, para as sociedades anónimas, o património é composto por acções, seja qual for o caso, a bolsa de valores deve sempre preservar padrões elevados de ética de negociação, publicando com celeridade, abrangência e detalhes as operações realizadas.

Existem actualmente sistemas de negociação totalmente electrónicos e sem intervenção humana, onde as negociações são efectuadas por algoritmos de comércio, e é controlado o horário, o valor e a quantidade negociada, a título de exemplo, em anos recentes nos EUA as transacções realizadas com programas autónomos representavam mais de 70% do volume de capital transaccionado.

Principais características

A bolsa de valores tem como principais características as seguintes:

  • É denominado “Índice de Bolsa de Valores” os dados resultantes da captação da circulação dos preços no mercado, ou em determinada ou em uma secção do mercado.
  • Os preços das acções servem também para indicar o valor de mercado das empresas cotadas em bolsa. Dessa forma, diversos negócios podem ser realizados entre elas e com outros investidores.
  • A principal função da bolsa de valores é manter transparente e adequado o local para as negociações de compras e vendas de acções.

Bolsa de Valores em Angola – BODIVA

Em Angola o termo BODIVA tem sido cada vez mais comum, a sigla significa: Bolsa da Dívida e Valores de Angola, é um mercado em iniciação em Angola e com especial atenção do governo, neste momento foi nomeada já pelo presidente da república de Angola, José Eduardo dos Santos, o conselho de administração da Bodiva, esta que é uma entidade gestora que tem a responsabilidade de assegurar a transparência, eficiência e segurança das transacções nos mercados regulamentados, estimulando a participação de pequenos investidores e a concorrência entre todos os operadores.

O estatuto social da Bodiva, foi aprovado pela Comissão Técnica do Conselho de Ministros, em Janeiro do corrente ano, ficando assim fechado mais um ciclo da estratégia da Comissão do Mercado de Capitais.

Os títulos de dívida pública, pelas suas características de risco praticamente nulo, permitem iniciar uma curva de aprendizagem para os restantes instrumentos: dívida corporativa, unidades de participação em fundos de investimento, acções e, posteriormente, futuros.

A Bodiva terá as competências de gestão dos mercados regulamentados – nomeadamente bolsa, mercado de balcão organizado e mercado especial de dívida pública – e prestação de serviços complementares, tais como assistência nas ofertas públicas, divulgação de informações e formação.

Ao que indica a BODIVA terá também a intervenção activa dos bancos que operam em Angola, sendo que desde já bancos privados em Angola começam a organizar-se com respeito a Bolsa, e a promover palestras e acções de formação. O Portal dos Bancos de Angola vai acompanhar e divulgar novidades relevantes associadas à BODIVA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *